sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Feijão comum - Uma delícia

 
Feijão -  (Uma delícia no seu dia )


  • Meio pacote de feijão
  • água ( até a metade da panela)
  • calabreza (opcional) a gosto
  • bacon (opcional) a gosto
  • sal a gosto

  1. Separe e lave o feijão.
  2.  Deixe-o de molho em uma bacia com água de um dia para o outro. Se estiver com pressa pode ferver 1 litro de água e deixar o feijão de molho nessa água por cerca de 2 horas.
  3. Despeje o feijão amolecido em uma panela de pressão e complete com água até a metade da panela. Se você não tiver uma panela de pressão, pode usar uma panela comum, porém vai levar mais tempo para o feijão ficar pronto.
  4. Tampe a panela de pressão e deixe em fogo alto. Quando começar a apitar conte 25 minutos. Se for uma panela comum deixe pelo menos o dobro do tempo e vá provando o feijão pra ver se amoleceu.
  5. Passados os 25 minutos, deixe a panela de pressão esfriar por uns 10 minutos e depois abra a tampa. Tome cuidado nesse passo pra não explodir sua cozinha! Pra garantir que saiu toda a pressão da panela, coloque-a debaixo da torneira, mas não faça isso logo depois que retirou ela do fogo, espere sempre ela dar uma esfriada antes.Só abra a panela quando tiver certeza de que não há mais pressão.
  6. Fatie a calabreza e corte o bacon em cubinhos. Coloque ambos em uma panela e deixe fritar por alguns minutos, pique a cebola, soque o alho e adicione também. Depois junte o feijão.
  7. Adicione o sal, geralmente 1 colher de sopa não muito cheia é suficiente. Se você colocou a calabreza e o bacon, diminua no sal, pois eles já são salgados.
  8. Deixe o feijão no fogo alto até abrir fervura e vá mexendo aos poucos para não agarrar no fundo.
  9. Agora o feijão está pronto.

Arroz simples ( para usar como acompanhamento)


Ideal para refeições do dia a dia. Deve ser servido como acompanhamento.


Ingredientes

1.      2 xícaras de chá de arroz
2.      4 xícaras de chá de água
3.      2 colheres de sopa de óleo
4.      1 cebola, picada
5.      2 destes de alho socados
6.      Sal a gosto

Modo de Preparo

Lave bem o arroz, escorra e reserve. Coloque a água para ferver. Soque alho e pique a cebola em pedaços bem pequenos. Coloque óleo numa panela e leve ao fogo para esquentar. Quando estiver bem quente, junte a cebola e o alho. Mexa e deixe dourar levemente. Junte o arroz e mexa bem. Quando secar completamente, e antes de começar a grudar no fundo da panela, despeje a água fervente e misture bem. Tempere com sal, deixe levantar fervura e abaixe o fogo até cozinhar e a água secar totalmente.

Área de Divulgação - Banda Mad'c

Mande sua receita , sua dica, esse blog também é seu!

Quem sou eu

Minha foto
São Gonçalo, Rio de Janeiro, Brazil
Meu nome é Ana Maria, sou casada e mãe de três meninas. Minha intenção é compartilhar receitas que faço para minha família e também outras atividades que realizo em minha casa. Acredito que sempre podemos aprender e ensinar.