Curiosidades


Dicas

Curiosidades



Arroz.
  • Algumas gotas de  limão colocadas sobre o arroz, enquanto está sendo cozido, faz com que ele fique soltinho e mais saboroso.
Sal e Açúcar
  • Uma pitada de sal é necessária em todas as massas doces assim como uma pitada de açúcar não deve faltar às massas salgadas, mesmo que a receita não recomende. 
Farinha e Fermento
  • Antes de utilizar a farinha e o fermento, em massas é aconselhável peneirá-los.
Limões
  • Os limões renderão mais caldo se antes de serem espremidos, forem mergulhados, por alguns minutos, em água quente. Os melhores limões são os mais macios, de casca fina e lisa. 
Batatas
  • As batatas inglesas devem ser fervidas sempre que possível com casca para evitar a perda dos sais minerais. Além disso, poupa tempo e não mancha as mãos. 
Dica de economia.

Pão
  • Não jogue fora o pão do dia anterior. Pode ser usado em torradas, pudim de pão, farinha de rosca e outras receitas. 
Molhos
  • Os molhos em geral adquirem mais sabor se adicionar uma pitada de açúcar. 
Salsa
  • A salsa além de ser uma excelente fonte de vitamina A e C, ralça o sabor de muitos alimentos.Serve também para decorar diversos pratos, pode ser picadinha ou em raminhos. 
Cebola sem chorar
  • Para cortar cebola sem "chorar", faça-o somente depois que esteja gelada, ou ao contrário, jogue um pouco de água fervendo sobre elas e corte sem problemas.
Ovos
  • Evite que a panela que você cozinha os ovos fique preta por dentro, colocando uma rodelinha de limão na água. 
Tomates
  • Para tirar a casca do tomate com facilidade, mergulhe-o em água fervente e depos fria. 


Aves

  • Para LIMPAR a gosma da carne de Aves, lave-a com água corrente, esfregue, e mergulhe a carne num recipiente com água fria suficiente para cobrir tudo, misturada a 2 colheres de sopa de vinagre. Deixe algum tempo e depois lave novamente em água fria.

Azeite  – Conservação

  • Quando abrimos uma lata ou garrafa de azeite, ele começa a oxidar, suas características se alteram, inclusive o azeite virgem. Deve ser consumido conforme está na data de validade, no máximo em 2 ou 3 anos. Mas para aumentar a sua vida útil, guarde suas azeitonas ou pimentas dentro da garrafa de azeite. Altera o sabor, não resta dúvida, mas aromatiza e amplia a sua vida útil.

    Frituras

    • Para a fritura NÃO ABSORVER ÓLEO demais, é só acrescentar um pouquinho de vinagre no óleo enquanto ainda estiver frio.
      - Para ABSORVER o óleo das frituras utilize folhas de alface. À medida que elas forem encharcando, vá trocando. Isso dispensa o papel absorvente…
    Frutas - 

    • Quando colocadas na geladeira devem ir para a gaveta própria, e se conservam frescas por mais tempo se junto a elas for colocada uma esponja úmida. 
    -
    Legumes - 

    • Para saber se um legume está COZIDO, basta enfiar a ponta de uma faca enquanto ele ainda está na panela. Se não ficar preso à faca, escorregar e cair, está cozido e no ponto.

    Pimenta – ardor
    • Comeu alguma coisa com muita pimenta? Não beba água porque a água intensifica o ardor, beba leite. A queimação acontece por causa da capsaicina, que está ligada aos receptores nervosos da boca. O leite contém caseinato de cálcio, que refresca a boca. Mas se você estiver em um jantar não vai pagar o mico de pedir leite no meio do jantar, certo? As melhores opções depois dele são a cerveja e o vinho – ainda bem, né não???

    Panos de prato
    • Para deixar o pano de prato bem branquinho, basta fervê-lo em uma panela com um pouco de detergente de cozinha. Não retire da panela até que a água esfrie. Depois é só lavar normalmente.
    Pirex com gordura
    • Quando utilizamos um pirex com massas que vão ao forno, é comum grudar uma gordurinha resistente à lavagem. Não se esforce muito, coloque água que cubra as manchas e adicione um pouco de vinagre. Deixe descansando por algum tempo, tudo sai com muita facilidade, algumas saem até sozinhas.
    O mesmo procedimento poderá ser adotado com panelas e peças do fogão. Deixe de molho de um dia para outro e verá como fica fácil limpar, ficam brilhando!

    Broca, Cupim, Traças 
    • Esta arma é infalível: congelador! Coloque o livro que está infestado em um saco plástico. Tire o ar, vede bem. Coloque no congelador por 1 mês. Pronto, fim da infestação!


    Mofo 
    • Livros com capa em couro que ficam manchados pelo mofo (serve também para sapatos, cintos, casacos, bolsas, etc, desde que em couro): sol apenas não adianta, não tira a mancha do mofo. Compre um hidratante (cera hidratante e de limpeza) de couro (é vendido em pasta, tem a mesma consistência da vaselina sólida) e passe com uma esponja seca em todo o couro. Logo em seguida passe um pano branco para retirar o excesso. Essa cera é um hidratante para o couro e pode ser utilizada mesmo que não haja mofo, ajuda a proteger o couro deixando-o com aparência de novo, além de evitar rachaduras e esfarelamento. A cera é vendida em potinhos e pode ser encontrada em casas que vendem couro.
    Cupim e Broca  
    • Há uma receita infalível para acabar com eles, em qualquer material: feche a peça afetada dentro de um saco plástico muito bem vedado e guarde no congelador ou freezer durante 1 mês – vão-se os vivos e os ovos. Para eles, o congelamento é fatal. Uma vez eu coloquei uma mesinha no freezer. Tirei tudo lá de dentro e coloquei a mesa envolta em saco plástico, durante 20 dias - funcionou definitivamente!
    .
    Traças e aranha - 
    • Para espantar traças e aranhas de armários e paredes do que Cânfora. Nos armários, espalhe pedrinhas de cânfora; nas paredes, use um borrifador contendo um pouco de cânfora diluída em álcool. Quando fizer a mistura, aguarde 1 dia para começar a utilizar, para que o álcool fique bem impregnado. Se você não gosta do cheiro da cânfora, então espalhe sachês contendo cravos-da-índia, em todas as partes do armário. Troque a cada 5 ou 6 meses. Algumas vezes o efeito perdura por até 1 ano. Se você colocar as duas coisas, aí é tiro e queda: fim das traças nos armários por anos…

    • As Traças gostam de instalar-se em locais escuros e úmidos. Se tiver paciência coloque pedacinhos de cânfora dentro das caixas dos interruptores de luz, entre as almofadas de poltronas e sofás, e jogue também dentro do teto rebaixado em gesso (jogue pelo buraco da luminária). Quebre as pedrinhas de cânfora em pedaços pequenos e prenda com durex atrás dos quadros, dentro dos armários, atrás dos móveis… As traças se mudam para o vizinho!
    .
     
    Pulgas e carrapatos- 
    • Você tem animais em casa? Então acostume-se a borrifar os animais e o chão de toda a casa com chá de Alecrim. Para não ficar preparando o chá todos os dias, você pode preparar uma quantidade maior e guardar o borrifador na geladeira. Se você já tem esses insetos na casa e nos animais, eles vão desaparecer. Primeiro você encontra alguns carrapatos passeando pela casa, perdidos, tontos, porque sairam às pressas dos animais, sem saber para onde ir porque o cheiro está em todo lugar! Cate, coloque-os em um pouco de álcool para que morram e só depois jogue fora. As pessoas costumam jogá-los ainda vivos no vaso sanitário, mas aí eles não morrem, só mudam de lugar e se você morar em uma casa e não em apartamento, eles saem do esgoto e voltam para a casa. Então mate! Sem dó! Mergulhe em álcool – morrem na hora. Depois jogue fora na lata de lixo mesmo. Pense na possibilidade de cultivar alecrim e vasinhos e espalhar pela casa – é uma barreira e tanto!
    •  
    • Para 500 ml de água, use 2 ramos de alecrim. Ferva a água. Quando estiver fervendo desligue e mergulhe os ramos. Tampe a panela e deixe lá até esfriar. Depois de pronto você pode deixar guardado na geladeira por até uns 3 a 4 dias e ir borrifando nos animais e na casa.
       
      . Mosquitos 
      • Compre esência de eucalipto para queimar – nas casas especializadas em produtos agrícolas ou de animais ou de essências, o importante é ser aquela para queimar - e diariamente queime um pouquinho à tardinha. Acabou a chateação de mosquito zunindo no ouvido! O cheiro do eucalipto manda tdos os mosquitos para o outro lado da rua… Eucalipto, para mosquitos, é como criptonita para o super-homem!!!
      . 
      Mofo em armários 
      • Para acabar com o mofo nos armários, ou pelo menos reduzi-lo consideravelmente, coloque CAL (comprado em lojas de material de construção) em copinhos de geléia (limpos) e espalhe em todos os cantos dos armários. Mas, claro, o tempo de troca vai depender de existir muita ou pouca umidade no ambiente. Avalie qual deverá ser a sua rotina de renovação do cal.  
      .
       
      Peças em metal dourado -  
      • Mergulhe a peça em água fria com vinagre. Deixe de molho por 1 dia e depois esfregue com esponja grossa ou bom-bril novinho, levemente para não arranhar. Fica muito fácil limpar. 

      Quadros – pintura a óleo Limpeza
      • Nada melhor para limpar uma pintura a óleo do que batatas. Corte a batata em rodelas e vá passando sobre a pintura. À medida que a batata for ficando suja, descarte e utilize uma nova rodela. Você pode utilizar os dois lados das rodelas. Depois é só passar um paninho seco no final e pendurar na parede.
      .
      Vidraças – vinagre  
      •  Em 10 litros de água, misture 2 colheres de sopa de vinagre. Misture bem. Lave as vidraças com uma esponja, de cima para baixo, deixando escorrer a água. Às vezes, dependendo da sua técnica, nem é preciso secar os vidros, porque não ficam manchados. A técnica de que falei resume-se a: paciência e, algumas vezes, perícia!!! Tudo depende de onde está localizado o vidro que você vai lavar…



      Área de Divulgação - Banda Mad'c

      Mande sua receita , sua dica, esse blog também é seu!

      Quem sou eu

      Minha foto
      São Gonçalo, Rio de Janeiro, Brazil
      Meu nome é Ana Maria, sou casada e mãe de três meninas. Minha intenção é compartilhar receitas que faço para minha família e também outras atividades que realizo em minha casa. Acredito que sempre podemos aprender e ensinar.