quinta-feira, 3 de março de 2011

Espécies que podem ser usadas em ambientes fechados


Comigo ninguém pode 
Nome científico: Dieffenbachia maculata
Características: necessita de puca luminosidade e pode ficar em contato direto com a luz solar pela manhã ou a tarde por, no máximo, três horas.






Árvore da felicidade
Nome científico: Polyscias fruiticosa
Características: exige luminosidade média e contato com a luz solar de duas a três horas diárias ( pela manhã ou à tarde).







Afelandra
Nome científico: Aphelandra squarrosa
Características: precisa de boa luminosidade e do contato com a luz solar de duas a três horas por dia, no período da manã ou da tarde.







Cróton 
None científico: Codiaeum variegatum
Características: exige batante luminosidade, mas não é aconselhável deixá-las expostas ao sol nas horas em que está mais forte.

          
 

Como cuidar das planta.


As plantas usadas em ambientes fechados precisam de cuidados específicos, dependendo da característica de cada tipo.

Quando se compra uma planta, normalmente o objetivo é somar a beleza da planta ao ambiente. Mas não pode ser assim, porque, muitas vezes, flores, arbustos, por exemplo, ficam em espaços que não são ideais para as características da espécie. O que compromete o seu desenvolvimento e pode levar a morte da planta, mesmo com todos os cuidados seguidos a risca.

Para evitar o problema, o primeiro é entender que existem plantas anuais e perenes.

  • As Anuais: são aquelas que duram até um ano e, depois do seu florescimento, morrem.

  • As Perenes: são aquelas são as que florescem na época da sua espécie e, depois com os cuidados corretos, chegam novamente ao período de floração.

Portanto é preciso atenção no momento da compra, para saber exatamente o que se está levando.

Cuidados Básicos


  • Luminosidade: atenção as janelas: Existe as que precisam de luz solar direta e intensa, e há as que gostam de luminosidade, mas não aceitam os raios de sol incidindo diretamente sobre elas. Outras preferem uma iluminação moderada, e inúmeras toleram apenas o sol fraco da manhã. Em geral, as plantas de interior não precisam de muita luz, sendo suficiente a luminosidade que entra pelas janela 









  • Umidade: água levemente morna é ideal :  Para regar a planta, é preciso considerar, antes de tudo, o seu ambiente de origem para saber que as exigências de água variam com as condições externas.





Nos dias de sol, a planta precisa de mais água do que nos dias nublados.


No geral os vegetais agrupan-se em três categorias:

  1. Aqueles que precisam de muita água (o solo necessita de umidade constante)
  2. Os que devem ter a terra um pouco seca entre uma rega e outra.
  3. Os que exigem apenas uma leve umidade ocasional.

Obs.: Com relação à água da rega, o ideal é que ela esteja morna, pois, dessa forma, é absorvida mais rapidamente do que se estiver fria. Além disso, a água fria pode danificar as folhagens fazendo-as murcharem.


  • Temperatura e adubação: cautela é tudo: Principalmente em lugares fechados. Os adubos orgânicos devem ser evitados para plantas de interior, pois dissolvem os nutrientes mais lentamente. Os químicos, entretanto são mais ativos e possuem as substâncias necessárias para o crescimento da planta. Os adubos químicos variam quanto à forma: São encontrados em pó ou em cristais: que são misturados e dissolvidos com água em tabletes, pílulas ou bastões que são introduzidos na terra e se dissolvem lentamente quando são regadas, e em pós -  secos que se misturam ao solo. Todos são eficientes, mas os dissolvidos na água são os mais usados, pois sua aplicação é mais simples e seus elementos nutritivos agem mais rapidamente. Nunca se deve adubar uma planta quando o solo estiver seco, já que mesmo com o adubo dissolvido em água, há risco de queima das raízes. Antes a terra tem que ser umedecida e depois regada com a solução, interrompendo o processo somente quando o líquido estiver escorrendo pelo fundo do vaso.
 -
Obs.: Não se aduba planta quando estiver doente.


  • Transplantio: observe se as raízes estão grandes e ocupam todo o vaso, é necessário o transplantio. Para saber se a raiz está grande, basta observar se a planta transborda do vaso ou se as folhas estão amareladas, murchas ou pequenas.  Se isso estiver ocorrendo é importante que o transplantio seja feito, pois se as mesmas permanecerem em um vaso pequeno, as raízes enrolan-se uma sobre a outra, bloqueiam a passagem de ar, água e alimentos, e morrem

Área de Divulgação - Banda Mad'c

Mande sua receita , sua dica, esse blog também é seu!

Quem sou eu

Minha foto
São Gonçalo, Rio de Janeiro, Brazil
Meu nome é Ana Maria, sou casada e mãe de três meninas. Minha intenção é compartilhar receitas que faço para minha família e também outras atividades que realizo em minha casa. Acredito que sempre podemos aprender e ensinar.