Plantas pequenas que possuem crescimento horizontal são ideais para fazer cobertura de terrenos que possuem muitas árvores e com isso muita sombra. Podem também ser usadas em canteiros e pequenos espaços. Produz um excelente efeito visual quando se usa uma variação de cores.
Grama preta
brilhantina
Criam pequenos tufos harmoniosos.
Clorófitos,
marantas,
dedos-de-moça,
trevo-amarelo,
onze - horas,
azulzinhas,
rabos-de-gato.
Estes possuem flores lindas e com tons fortes.
Existem as de sol, as de meia sombra e as que vivem bem com pouco banho de sol.
Estas folhagens formam verdadeiros tapetes.
Pragas
Pulgão
- Nome Popular Pulgão, piolho, afídio, afídeo
- Ordem: Hemiptera
- Filo: Arthropoda
- Partes Afetadas: Toda a planta, principalmente folhas e botões
- Sintomas: Descoloração, amarelamento, enrolamento e enrugamento das folhas, subdesenvolvimento de flores, frutos e de toda a planta
Uma planta sob ataque de um pulgão comum, que adora sugar seiva de hastes novas e botões florais, o que pode acabar com a floração em alguns dias.
Além de danificar as flores, os pulgões podem transmitir certos tipos de vírus, o OFU (orchid fleck vírus).
O controle dos pulgões pode ser feito naturalmente com a introdução de predadores e parasitas. Os principais predadores naturais dos pulgões são as joaninhas, sirfídeos (moscas-das-flores), besouros e vespas, mas há inúmeros outros animais capazes de predá-los. Outras formas de combate tradicionais e eficientes são a calda de fumo e o óleo mineral. Inseticidas comerciais devem ser usados apenas quando as plantas não estiverem com flores e frutos, pois matam também insetos benéficos às plantas como as abelhas.
Lesmas e Caracóis
Iscas tóxicas: normalmente a base de metaldeído são pelets que devem ser distribuídos na dosagem de 50 gramas de isca por metro quadrado (ou segundo a dosagem recomendada pelo fabricante) obtendo redução de aproximadamente 80% da população infestante.
Armadilhas: consistem em estopa ou panos embebidos em cerveja ou leite dispostos junto à cultura infestada. Colocar estas armadilhas ao anoitecer e recolher no dia seguinte bem cedo. Tanto a cerveja quanto o leite atrai lesmas e caracóis, os quais deverão ser recolhidos e destruídos mecanicamente. Também poderão ser dispostos restos de hortaliças (talos, folhas, etc.) como atrativos, sobre jornais ou lona plástica.
Cal ou cinza: dispor em faixas de aproximadamente 20 cm de largura em volta da cultura. Estas faixas dificultam o acesso de lesmas e caracóis. Após cada chuva ou semanalmente repetir o tratamento.
Receita para matar pulgões e cochonilhas
Ferva 100g de fumo de rolo picado em 1,5 litros de água. Acrescente uma colher de chá de sabão de coco em pó.
Espere esfriar e borrife sobre as plantas infectadas.É importante ferver o fumo, pois pode ser portador de vírus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário